As vantagens de ser um franqueado da Odontolatina
4 de junho de 2021
É necessário ser dentista para ter uma clínica dentária?
1 de julho de 2021

Quanto tempo dura a dentadura?

Embora possa variar de pessoa para pessoa, a sua dentadura deve durar entre cinco e dez anos. No entanto, com o tempo poderá descobrir que a sua prótese precisa de ser realinhada ou reajustada para um melhor ajuste.

Se consultar o seu dentista regularmente, ele ou ela poderá dizer-lhe quando a sua prótese precisa de ser reparada ou quando precisa de ser substituída. No entanto, isto dependerá da sua rotina de cuidados da dentadura e da forma como a mantém.

Porque é que a prótese precisa de ser substituída?

Existem diferentes razões pelas quais poderá ter necessidade de reparar ou substituir a sua prótese. As alterações naturais na forma do rosto podem ser um fator que torna necessária a substituição da prótese. À medida que envelhecemos, as gengivas e o osso da mandíbula começam a encolher, isto é conhecido como reabsorção óssea. Este processo e desgaste geral pode fazer com que a sua prótese se solte com o tempo e pode começar a sentir que não é tão segura como costumava ser. A possibilidade de reparar a sua prótese depende da sua situação, o seu dentista explicará as opções para manter um ajuste natural; quer com realinhamento, quer com reembasamento ou substituição, se necessário.

Poderá querer consultar o seu dentista se sentir algum dos seguintes sintomas:

A sua dentadura faz um som de clique quando fala.
A sua dentadura não é tão confortável como costumava ser
As suas gengivas estão irritadas
A sua dentadura parece estar visivelmente desgastada.
Manutenção da dentadura

Há várias coisas que pode fazer para manter a sua dentadura e cuidar bem de toda a sua boca durante o processo:

Limpe a sua dentadura todos os dias. Isto pode parecer óbvio, mas, tal como com os seus dentes naturais, é importante limpar diariamente a sua dentadura para remover a placa bacteriana e os alimentos presos para garantir que a sua boca se sinta fresca. Uma combinação de imersão, escovagem e enxaguamento é normalmente a melhor forma de limpar a dentadura.
Retire a sua prótese antes de ir para a cama. Usa a sua prótese dentária continuamente durante o dia e os dentistas recomendam a remoção da sua prótese à noite para lhe dar uma oportunidade de descansar a boca. Quando retira a sua prótese, pode ter a certeza de que ela manterá a sua forma se a deixar completamente submersa na água para que não empenem ou se parta.
Ter cuidado ao manusear a dentadura. Para evitar que se parta, pode considerar limpar a sua prótese numa toalha de mão macia ou sobre uma tigela de água para evitar que caia para fora.

Se sentir que a sua prótese não é tão confortável como antes ou que está a afrouxar, os nossos dentistas terão todo o prazer em lhe explicar os próximos passos. Uma dentadura bem conservada e bem ajustada é uma dentadura com uma longa vida que lhe permite viver a sua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEJA UM FRANQUEADO
BrazilParaguay