ORTODONTIA, O QUE É?
Ele é um cirurgião-dentista especialista na correção de dentes tortos ou arcos problemáticos. Os dentes tortos facilitam a retenção de alimentos e bactérias, eles podem facilmente causar doenças gengivais (gengivite).

Além de ser muito mais fácil limpar todos os lados dos dentes, o sorriso fica muito mais bonito se todos estiverem alinhados. Por outro lado, outro trabalho muito importante do ortodontista é a correta restauração da funcionalidade da mordida (boa relação entre os dentes superiores e inferiores), devolvendo assim uma boa mastigação. Se necessário, o especialista também pode remodelar as estruturas ósseas da maxila e / ou mandíbula.
ENDODONTIA, O QUE É?
Mais conhecido como canal radicular. É a retirada dos vasos, nervos, polpa e raiz do dente - tratamento químico e mecânico dentro do dente e preenchimento desse espaço com um material obturador. É o tratamento de canal radicular indicado por diversos motivos, tais como:

• Dor espontânea e latejante quando o uso de analgésicos não desaparece mais;
• Cavidades muito profundas;
• Quando dente recebe a coroa/prótese, etc.

O tratamento é indolor ou a anestesia impede o paciente de sentir dor. Em alguns casos, pode haver alguma sensibilidade 72 horas após o tratamento, que se resolve com a ingestão de analgésicos.

Ao contrário da crença popular, o dente não morre após os canais radiculares, além de ter sensibilidade interna, então se as cáries forem indolores, isso é um aviso de que "algo está errado". Os tecidos de suporte ainda estão vivos e sensíveis à pressão. Somente com pressão intensa haverá dor.

O dente do canal radicular também não escurece. O que ocorre é a perda de brilho, que pode ficar com um tom mais amarelado. O escurecimento excessivo ocorre quando o dente sofreu sangramento ou mortificação antes do tratamento.

Se o canal não for tratado, pode causar dor intensa, inflamação, inchaço e até mesmo a perda do dente. Portanto, mesmo que não haja medo por parte do paciente em realizar o tratamento, o ideal é o uso (sob prescrição) de ansiolíticos (calmantes) para ajudar no combate à ansiedade durante o tratamento, bem como diminuir as dores que você sentir.
DENTÍSTICA ESTÉTICA?
É a especialidade da odontologia que estuda e aplica todos os procedimentos odontológicos de forma integrada com o objetivo de preservar e devolver ao dente a sua integridade estrutural, funcional e estética.

Cada vez mais pessoas procuram saúde, beleza física e estética. Hoje, dentes brancos bem contornados e alinhados definem o padrão de beleza. Portanto, os dentes não são apenas para fins funcionais.

De todas as espécies animais, o ser humano é o único capaz de sorrir. Mas, quantas pessoas perdem a autoestima, devido ao sorriso ou à estética do dente danificado, que os leva a se comportarem de forma reservada e tímida? Por todos esses motivos, acreditamos que, além da saúde bucal, as pessoas também têm a necessidade de se sentirem mais bonitas, confortáveis e felizes com seu sorriso, é a nossa carta de apresentação.

A odontologia restauradora percorreu um longo caminho nos últimos anos, tanto em técnica quanto em materiais. Hoje, através da odontologia restauradora alcançamos ótimos resultados estéticos e funcionais com alta qualidade e curto tempo de tratamento.

Facetas de porcelana
As facetas são pequenas camadas de porcelana fixadas na face externa de um ou mais dentes existentes para melhorar a forma e / ou cor do dente. É amplamente aplicado em pacientes que sofreram desgastes ou várias restaurações em seus dentes. A faceta também é utilizada quando o clareamento dental que por algum motivo não atingiu o resultado esperado.

Clareamento
Os dentes brancos são um dos símbolos da beleza estética. Pessoas com dentes descoloridos muitas vezes perdem a autoestima e podem até sentir vergonha de sorrir.

O clareamento dentário funciona por meio de moléculas de géis ou agentes oxidantes que penetram no esmalte e na dentina. Isso libera oxigênio, que se decompõe, fazendo com que as moléculas de pigmento manchem seus dentes. Também existe uma técnica mais moderna que usa laser.

Quando o tratamento é realizado por profissional habilitado, o clareamento dental não apresenta riscos, não causa danos à gengiva e nem mesmo afeta a estrutura dos dentes.
ODONTOPEDIATRIA, O QUE É?
É a especialidade da odontologia que trata da saúde bucal infantil. Seu objetivo é o diagnóstico, prevenção, tratamento e controle dos problemas de saúde bucal da criança, bem como todos os fatores relacionados à alimentação, erupção ou perda de dentes "de leite", erupção de dentes permanentes, higiene bucal, uso de flúor, entre outras questões relacionadas à promoção da saúde infantil, direcionadas de acordo com as necessidades de cada criança.

Cada criança pode se tornar um adulto livre de cárie, pois existe a possibilidade de realizar um programa preventivo individual desde o nascimento dos primeiros dentes de leite.

A odontopediatria também pode ajudar a aprender sobre:
• Qual a importância dos dentes de leite?
• Quando levar seu filho ao dentista pela primeira vez?
• Quando os dentes de leite começam a se formar e nascer?
• Quando os dentes permanentes começam a se formar e nascer?
• Quais os motivos que ocorrem cáries?
• Qual a importância do flúor e com que idade é recomendado?
• Qual a importância do selante dentário e com que idade é recomendado?
• Como realizar a higiene bucal de maneira adequada?
• Existem técnicas para melhorar a higiene oral?
• Quais são os cuidados com a gestante e a dieta para uma boa formação dentária do bebê?
• Você pode fazer tratamento odontológico durante a gravidez?
O QUE É SENSIBILIDADE DENTAL?
O esmalte dentário é uma estrutura resistente às pressões mastigatórias recorrentes e ao desgaste. Essa estrutura é praticamente impermeável e insensível a estímulos como calor ou frio. O cimento (camada protetora) é coberto por fibras, ossos e gengivas. Já a dentina é composta por milhares de túbulos ("orifícios" microscópicos) que vão do centro do esmalte e do cemento à polpa ("nervo do dente"). Assim, quando esses canais ficam expostos de alguma forma e com a ação da pressão, comida quente ou fria, doce ou azeda, o resultado é sensibilidade ou dor. A sensibilidade dentária pode ser causada por vários fatores, tais como:

• Recessão gengival (quando há exposição do dente da raiz). Dentes quebrados devido a trauma;
• Fissuras no esmalte dos dentes que podem ser adquiridas por choque térmico de alimentos e/ou bebidas muito frias e/ou quentes;
• Bruxismo, que é o ato de ranger os dentes, causando o desgaste do esmalte do dente, expondo a dentina;
• Refluxo gastroesofágico, bulimia, hipertireoidismo e outras doenças que reduzem o fluxo salivar;
• Alimentos altamente ácidos;
• Cáries dentárias e outros problemas dentários que podem expor a dentina.
BRUXISMO, O QUE É?
O bruxismo é uma condição parafuncional (doença) de ranger os dentes, acordado ou durante o sono.
O esmalte é o primeiro a desgastar com o bruxismo, dano e desgaste anormal dos dentes é o sinal mais comum de anormalidade funcional além da dor muscular da articulação temporomandibular (ATM) e alguns tipos de encefalite (dores de cabeça). O bruxismo noturno pode ocorrer em praticamente todos os estágios do sono, do mais leve ao mais profundo. Quando relacionado ao sono, o bruxismo envolve movimentos rítmicos intercalados semelhantes à mastigação por longos períodos de contração dos músculos da mandíbula. Essas contrações geralmente são fortes e ainda maiores do que as realizadas durante a mastigação normal e consciente. Geralmente duram o suficiente para causar fadiga e dores musculares.

Se você tem sintomas de bruxismo é importante que os profissionais de saúde investiguem também a possível presença de apneia e vice-versa.
CIRURGIA, O QUE É?
As cirurgias mais comuns realizadas na clínica são a extração de dentes do siso e dentes impactados, extração simples, extração de restos radiculares de alveolite e tratamento de pericoronarite, dentes incluídos para ortodontia, remoção de cistos maxilares, intra-drenagem e abscessos extraorais, apicectomias (retirada do ápice da ponta da raiz do dente), cirurgia periapical (associada ao tratamento de canais radiculares) e enxertos ósseos.

A avaliação cuidadosa do estado de saúde do paciente é fundamental para o sucesso da cirurgia dentária. A necessidade de avaliação pré-cirúrgica e os cuidados e medicações para um pós-operatório confortável são tratados individualmente, a fim de solucionar o caso de forma segura e indolor para o paciente.

Casos mais complexos, como traumas faciais e fraturas, devem ser tratados em hospital sob anestesia geral.

Óxido nitroso
A analgesia inalatória por óxido nitroso (N2O / O2), substância que foi usada pela primeira vez há mais de um século para sedação consciente, é uma das alternativas em uso mundial para reduzir o desconforto do paciente com segurança e criar o procedimento mais tranquilo para a pessoa que precisa de atendimento odontológico.

Como agente inalado, o óxido nitroso tem sua principal aplicação na área médica. Administrado com oxigênio, que tem efeito analgésico e sedativo.

A técnica tem se mostrado útil no tratamento de pacientes que inspiram cuidados adicionais, como portadores de doenças cardiovasculares, respiratórias, neurovasculares, fígado, convulsões e epilepsia, alergias, mulheres grávidas, diabéticos e pacientes com ânsia de vômito. Mas pode ser usado na maioria dos indivíduos.
PERIODONTIA, O QUE É?
A placa (uma espécie de "argila branca" produzida pela saliva e restos de alimentos) é considerada o agente causador da doença periodontal. O acúmulo excessivo de placa, causado pela falta de higiene bucal, pode levar à inflamação das gengivas (gengivite) e se este quadro não for tratado adequadamente pode haver evolução de inflamação no osso e nas fibras periodontais (periodontite).

O aparecimento de sangramento nas gengivas durante a escovação ou o uso do fio dental é indicativo da presença de inflamação nas gengivas ao redor dos dentes. A presença de pus nas gengivas, aumento da mobilidade dos dentes, mudança na posição dos dentes, mau hálito, aparecimento de dor e/ou inflamação nas gengivas podem estar presentes nos casos de inflamação das estruturas periodontais.

A periodontia acompanhou a evolução das demais áreas e foi incluída como especialidade da odontologia, além da saúde do paciente, com sua estética. Portanto, para o tratamento periodontal vem a estética relacionada à gengiva, que trata não apenas dos dentes da mesma forma e cor, mas das gengivas, que aparecem muito ou às vezes até mais do que os próprios dentes.

Com a cirurgia plástica gengival, é possível alterar o formato das gengivas, aumentá-las ou diminuí-las, interferindo indiretamente na forma e no tamanho do dente exposto.

Portanto, pessoas que têm dentes muito pequenos, ou mesmo gengivas muito grandes, e o chamado "sorriso gengival", podem tentar mudar essa situação e conseguir um sorriso bonito e saudável.

Diabetes
Milhões de pessoas sofrem de diabetes. Com uma higiene oral adequada e controle da glicose, muitos pacientes diabéticos conseguem manter uma boca saudável.

Pessoas com diabetes, especialmente aquelas cujo nível de glicose (açúcar) não é adequadamente controlado, são muito propensas a desenvolver doenças gengivais e perder dentes.

Como qualquer infecção, a gengivite pode causar aumento do nível de açúcar, o diabetes torna-se mais difícil de controlar a doença.

Outros problemas bucais relacionados ao diabetes são: infecções causadas por fungos que crescem na boca e boca seca, que podem causar úlceras e cáries.

Você precisa de dentes fortes para mastigar. Por isso é muito importante fazer todo o possível para mantê-los ao longo da vida.

Gengivite
Se as gengivas (o tecido mole ao redor dos dentes) estiverem vermelhas, inchadas ou sangrarem durante a escovação ou o uso do fio dental, você pode estar no primeiro estágio da doença gengival, chamada de gengivite.

A doença gengival é causada pela placa bacteriana, uma película pegajosa invisível que se forma nos dentes. As bactérias da placa liberam toxinas que irritam as gengivas. Se a placa não for removida com a escovação e o uso do fio dental, ela pode crescer e infectar as gengivas, os dentes e o osso de suporte. Se você não receber tratamento dentário, pode perder seus dentes.

Os sintomas da gengivite nem sempre são fáceis de detectar e podem ser indolores. Por isso, é muito importante ir ao dentista regularmente. Este profissional é capaz de detectar os primeiros sintomas de gengivite.
SEJA UM FRANQUEADO
BrazilParaguay